Por Giane Teles e Rafael Masson
Anteriormente
ao projeto e construção do Porto de Santa Vitória do Palmar, existia um pequeno
atracadouro chamado de enseada das capinchas ou capivaras, local onde os barcos
faziam embarque e desembarque de cargas. Fonte de emprego e renda, onde os
homens exerciam a atividade de embarcadiços.
No
ano de 1938, foi realizado um estudo que resultou no projeto de construção do
Porto pelo decreto n°4455, de 29 de julho de 1939. Mas as obras do Porto
tiveram um segundo orçamento aprovado, iniciando as mesmas somente no ano de
1942, sendo assim, iniciou-se a construção de um Porto lacustre dentro da Lagoa
Mirim.
O
material para a construção do porto era transportado por balsas pela lagoa,
durante o inverno, período de cheias. As águas da lagoa durante muito tempo
também foram usadas para transportar mercadorias e os moradores deste
município, para outras localidades no território do Brasil. Santa Vitória do
Palmar não contava com uma estrada que a interligasse a outras 4 regiões do
Brasil, uma alternativa usada pelos moradores locais era ir para o país
vizinho, pois este já contava com algumas rodovias.
A
construção do Porto enfrentou dificuldades, isso fez com que a obra se
arrastasse durante alguns anos, até sua conclusão final. A atividade portuária
estendeu até a década de setenta, chegando ao fim das suas atividades com a
construção da BR.471, que ligou o município de Santa Vitória do Palmar ao restante
do país.
Atualmente
o prédio se caracteriza como um potencial atrativo turístico tanto por sua
história quanto por localizar a beira da maior lagoa do Estado. A Lagoa
Mirimbanha o lado oeste do município de Santa Vitória do Palmar. Tem porções
divididas entre o Brasil e Uruguai e é um convite permanente a pesca e
atividades esportivas.
Em
suas águas encontram-se diferentes peixes, como a trairá, o jundiá e o pintado.
Ela é considerada a maior lagoa do Estado do Rio Grande do Sul, pois hoje se
sabe que a Lagoa dos Patos, tida como maior anteriormente, é na verdade uma
laguna, a qual se liga a Mirim pelo canal São Gonçalo. A área banhada pela
Lagoa Mirim equivale a 49 mil hectares.
A
mesma tem aproximadamente 2,50 m acima do nível do mar. Tem o comprimento de
174 km e a largura de 50 km. A área da bacia hidrográfica da Lagoa Mirim abrange
em sua totalidade 62.250 km².
Possui
350 mil anos e por vários momentos esteve ligada ao Oceano Atlântico.
Atualmente está totalmente isolada das águas marinhas e recebe inúmeros aportes
fluviais como do rio Piratini (via São Gonçalo), rio Jaguarão, rio Cebollati e
o rio Taquari. Devido aos seus aportes fluviais e as características
sedimentares do fundo, suas águas são turvas e de pouca transparência.
Os governos Estadual e Federal
mobilizaram-se em conjunto para melhorar a navegação interna do Estado, pela
laguna dos Patos e Lagoa Mirim. A hidrovia se desenvolverá ao longo de 700 km e
possibilitará a movimentação de cargas no lado brasileiro pelo Porto de Santa
Vitória do Palmar (Lagoa Mirim), Pelotas (canal São Gonçalo), Porto Alegre
(Guaíba) e Estrela (rio Taquari).
Fonte: Acadêmica
Fonte: Acadêmica
Fonte: Acadêmica.
Fonte: Site Arquitetos Andrade
&Brombilla
Figura: Por do Sol na Lagoa Mirim
Fonte: Site Noticias Já
Referências:
AMARAL, Anselmo F. O Porto Mais Meridional do Brasil: sua história e seu significado. Santa Vitória do Palmar: Liberal, 2006.
TELES, Giane Nunes;
PIRES, Denize Teles; COUTINHO, Maria Vitória Cabral Coutinho. A Falta de
Planejamento nos Investimentos da área de Turismo: O caso da zona portuária de
Santa Vitória do Palmar/RS. Disponível em: <https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/a_falta_de_planejamento.pdf>Acesso:
28 NOV. 2015.
ARQUITETOS ANDRADE
& BROMBILLA. Disponível em: <http://andradebrombillaarquitetos.blogspot.com.br/2008/12/projetos-de-restauro.html>
Acesso em: 12 de Out. 2015
NOTÍCIAS JÁ. Disponível
em: <http://noticiasjasvp.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html> Acesso
em: 12 de Out. 2015.
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