quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Porto Santa Vitória do Palmar


Por Giane Teles e Rafael Masson

Anteriormente ao projeto e construção do Porto de Santa Vitória do Palmar, existia um pequeno atracadouro chamado de enseada das capinchas ou capivaras, local onde os barcos faziam embarque e desembarque de cargas. Fonte de emprego e renda, onde os homens exerciam a atividade de embarcadiços.
No ano de 1938, foi realizado um estudo que resultou no projeto de construção do Porto pelo decreto n°4455, de 29 de julho de 1939. Mas as obras do Porto tiveram um segundo orçamento aprovado, iniciando as mesmas somente no ano de 1942, sendo assim, iniciou-se a construção de um Porto lacustre dentro da Lagoa Mirim.
O material para a construção do porto era transportado por balsas pela lagoa, durante o inverno, período de cheias. As águas da lagoa durante muito tempo também foram usadas para transportar mercadorias e os moradores deste município, para outras localidades no território do Brasil. Santa Vitória do Palmar não contava com uma estrada que a interligasse a outras 4 regiões do Brasil, uma alternativa usada pelos moradores locais era ir para o país vizinho, pois este já contava com algumas rodovias.
A construção do Porto enfrentou dificuldades, isso fez com que a obra se arrastasse durante alguns anos, até sua conclusão final. A atividade portuária estendeu até a década de setenta, chegando ao fim das suas atividades com a construção da BR.471, que ligou o município de Santa Vitória do Palmar ao restante do país.
Atualmente o prédio se caracteriza como um potencial atrativo turístico tanto por sua história quanto por localizar a beira da maior lagoa do Estado. A Lagoa Mirimbanha o lado oeste do município de Santa Vitória do Palmar. Tem porções divididas entre o Brasil e Uruguai e é um convite permanente a pesca e atividades esportivas.
Em suas águas encontram-se diferentes peixes, como a trairá, o jundiá e o pintado. Ela é considerada a maior lagoa do Estado do Rio Grande do Sul, pois hoje se sabe que a Lagoa dos Patos, tida como maior anteriormente, é na verdade uma laguna, a qual se liga a Mirim pelo canal São Gonçalo. A área banhada pela Lagoa Mirim equivale a 49 mil hectares.
A mesma tem aproximadamente 2,50 m acima do nível do mar. Tem o comprimento de 174 km e a largura de 50 km. A área da bacia hidrográfica da Lagoa Mirim abrange em sua totalidade 62.250 km².
Possui 350 mil anos e por vários momentos esteve ligada ao Oceano Atlântico. Atualmente está totalmente isolada das águas marinhas e recebe inúmeros aportes fluviais como do rio Piratini (via São Gonçalo), rio Jaguarão, rio Cebollati e o rio Taquari. Devido aos seus aportes fluviais e as características sedimentares do fundo, suas águas são turvas e de pouca transparência.
Os governos Estadual e Federal mobilizaram-se em conjunto para melhorar a navegação interna do Estado, pela laguna dos Patos e Lagoa Mirim. A hidrovia se desenvolverá ao longo de 700 km e possibilitará a movimentação de cargas no lado brasileiro pelo Porto de Santa Vitória do Palmar (Lagoa Mirim), Pelotas (canal São Gonçalo), Porto Alegre (Guaíba) e Estrela (rio Taquari).


Fonte: Acadêmica



Fonte: Acadêmica


Fonte: Acadêmica.


Fonte: Site Arquitetos Andrade &Brombilla

 Figura: Por do Sol na Lagoa Mirim



Fonte: Site Noticias Já

Referências:

 AMARAL, Anselmo F. O Porto Mais Meridional do Brasil: sua história e seu significado. Santa Vitória do Palmar: Liberal, 2006.

TELES, Giane Nunes; PIRES, Denize Teles; COUTINHO, Maria Vitória Cabral Coutinho. A Falta de Planejamento nos Investimentos da área de Turismo: O caso da zona portuária de Santa Vitória do Palmar/RS. Disponível em: <https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/a_falta_de_planejamento.pdf>Acesso: 28 NOV. 2015.

ARQUITETOS ANDRADE & BROMBILLA. Disponível em: <http://andradebrombillaarquitetos.blogspot.com.br/2008/12/projetos-de-restauro.html> Acesso em: 12 de Out. 2015



NOTÍCIAS JÁ. Disponível em: <http://noticiasjasvp.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html> Acesso em: 12 de Out. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário