quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Cine Theatro Independência


Por Alba Nunes e Bibiana Boada Bilhalva

O Theatro Independência de Santa Vitória do Palmar, é um marco histórico entre o passado e o futuro. Patrimônio pertencente a todos brasileiros, guarda em sua arquitetura em linha eclética associada ao estilo Barroco, Clássico e Neoclássico, um dos mais ricos tesouros: construção da cultura de uma sociedade. Segundo jornal local, o autor das plantas baixas e responsável pela execução foi o empreiteiro Joaquim Lino de Souza, a fachada foi projetada pelos construtores Dias e Requião, de Pelotas. O prédio está implantado na rua Conde de Porto Alegre, nº 236 em frente à Praça General Andréa.
A aristocracia local tomou posse do seu ideal na criação de um espaço de lazer. A pedra fundamental lançada em setembro de 1925 teve seu apogeu com a inauguração do Theatro Independência em Santa Vitória do Palmar em setembro de 1930, em homenagem à independência do Brasil.
Em 23 de agosto, apresentou-se a Companhia Nacional de Comédia de Jaime Costa e Lígia Sarmento. Este grupo artístico do Rio de Janeiro proporcionou um grande impacto na comunidade.
O Theatro Independência foi um dos mais belos e de melhor acústica do interior do Estado.
Nos anos 1950 foi adaptado para funcionar também como cinema, passando a denominar-se Cine Theatro Independência.
Desde 1993 foi transferido ao Município em regime de comodato, por tempo indeterminado.
Hoje legitimado Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul por tombamento pelo Município em 2008. É importante saber das dificuldades e esforços vivenciados pelos protagonistas na empreitada da construção desta obra arquitetônica, como exemplos a distância e deficiência de estradas para a chegada do material, que foi vencida pela navegação na lagoa.



Fotografìa : Alba Nunes- Bibiana Boada Bilhalva –Ano 2015

Fotografìa : Alba Nunes- Bibiana Boada Bilhalva – Ano 2015

Fotografía: Alba Nunes e Bibiana Boada Bilhalva– Ano 2015



Referências:

IPHAE: INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARTÍSTICO DO ESTADO 
http://www.iphae.rs.gov.br/Main.php?do=BensTombadosDetalhesAc&item=37500

PLANETSUL

ASOCIAÇÃO DOS MUNICÌPIOS DA ZONA SUL


Fotografias: Alba Nunes e Bibiana Boada Bilhalva



Nenhum comentário:

Postar um comentário