quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Praça Getúlio Vargas

Por Marco Antônio Dias Van Ommeren 



            Localizada no centro da cidade, ao norte da Rua Conde de Porto Alegre, leste 13 de Maio, Sul da Barão do Rio Branco e a Oeste da Rua Osvaldo Anselmi. (Referencia: situa-se na frente da Escola Manoel Vicente do Amaral).



            O Bacharel João Dêntece, prefeito da época, nomeado pela ditadura militar que esteve á frente da nossa comunidade fazendo muitas obras, entre elas a praça que homenageia o primeiro mandatário do País.
Estima-se que a inauguração deu-se em meados dos anos 40, quando se comemorava o centenário da proclamação da república, esse prefeito como decreto executivo, conhecido como Nº73 criou a Praça Getúlio Vargas, que possui o nome popular de praça dos macacos, pois quando arborizada nela foi colocado um conjunto de brinquedos e uma gaiola com um macaco, apelidado de Chico...



            Todas as pessoas do Município podem frequentar o espaço da praça, pois trata-se de um espaço público, pelo motivo do local oferecer área de lazer para crianças de 3 a 12 anos, torna-se um lugar de ambiente familiar, a localidade também conta com uma quadra Poliesportiva livre para a comunidade em geral.



            A Praça possui uma Herma, construído por Orlando Rotta; sendo esta feita em Montevidéu pelo escultor José Belloni, vindo a ser inaugurada em 14 de Outubro de 1956, em Bronze, sendo utilizada uma foto do ex-presidente quando jovem. Foi colocado inicialmente em frente a Escola Manoel Vicente do Amaral, vindo mais tarde a ser transferida para outro local da praça, devido ao crescimento das árvores e também ficar mais exposta ao público. Atualmente, encontra-se de frente para a rua Barão do Rio Branco. Sendo Getúlio Vargas uma grande figura política e tendo morrido de uma forma trágica, o povo de todo o País, principalmente das cidades gaúchas, resolveram homenageá-lo.



            Praça Getúlio Vargas, 1945 com o colégio elementar ao fundo. Foto do livro Recado aos Mergulhões, Homero Vasques.

REFERÊNCIAS:

VASQUES, Homero S. RECADO AOS MERGULHÕES, 2010.


Fotos de autoria do próprio aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário